Percurso


Visualizar Cuiabá_Ushuaia 2008/2009 em um mapa maior

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

10º dia

Trecho: Rio Gallegos - Ushuaia
Distância: 594 km

Nesse dia, resolvemos sai bem cedo, pois pegaríamos 04 alfandêgas. Explico. Ushuaia está localizada na proviência de Tierra del Fuego, que é descontinuada da Argentina por uma faixa de terra chilena. Assim, passagmos na alfandêga argentina, para sair; chilena para entar; chilena para sair ; e argentina para entar.

Era por volta das 06:00 horas da manhã. O frio era congelante. Minha estava, mesmo com luva, amortecida.

Não tivemos qualquer problema na saída da Argentina e entrada no Chile.

Estrada asfaltada até a cidade chilena de Cerro Sombrero. Daí, são 120 km de rípio (terra batida) até o passo fronteiriço de San Sebastian, onde, já em território argentino, recomeça o asfalto.

Nessa primeira parte do trecho, o destaque é a travessia do Estreito de Magalhães.

Em Rio Grande, o tempo começou a escurecer. Além do frio constante, prevíamos chuva. Em alguns momentos, houve chuva fraca.

Paramos na cidade de Tolhuin para abastecimento. Tivemos que esperar um pouco, pois o caminhão da YPF estava descarregando combustível. Encontramos no posto dois casais de argentinos motociclistas que estavam pilotanto motos tipo custom, que não lembro o modelo, mas acho que eram Virago 1000. Pareciam a Família Bucapé. Levavam de tudo nessas motos: estepe, barraca, panelas, etc. Muito simpáticos.

De Tolhuin até Ushuaia, o caminho é de descida. A chuva apertou. Nunca passei tanto frio na minha vida. Coisa incrível.

Além do frio e chuva, a estrada era muito perigosa. Tipo estrada velha de Santos-Rio de Janeiro. Montanha de um lado e ribanceira do outro. Com tanto perigo e desconforto provocado pelo frio e pela chuva, "quase" não dá para ver a paisagem, que é muito linda. Recomendo uma parada no Passa Garibaldi, onde você terá um bela vista do Lago Escondido.

No final da tarde, finalmente Ushuaia. Não estava chovendo da cidade, mas estávamos parecendo pinto molhado congelado.

O primeiro hotel que encontramos, já paramos. E que feliz decisão. Hotel Rio Ona. Para aqueles que desejam hospitalidade familar sem gastar muito, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário